UP Rastreadores

Redução de custos e mais segurança: Manutenção Preventiva. 

A realização da manutenção preventiva é extremamente importante para a manutenção da segurança em sua empresa e contribui também para o aumento da vida útil dos seus ativos.

Para o bom funcionamento de maquinários industriais, máquinas agrícolas e máquinas florestais e veículos, a manutenção preventiva deve ser prioridade. Ela deve fazer parte de toda uma estratégia capaz de permitir a continuidade operacional do negócio, sem surpresas ou prejuízos. 

Diante da importância deste processo, elaboramos este artigo. Nele vamos abordar todos os aspectos relacionados à manutenção, desde a sua correta definição até as dicas para fazê-la da forma mais assertiva. 

Manutenção preventiva, o que é? 

A manutenção preventiva são ações planejadas em intervalos predeterminados, com base na vida útil dos componentes, para reduzir a probabilidade de falhas nos equipamentos. Dessa forma é possível evitar paradas não programadas.

Por isso, envolve ações de caráter técnico, administrativo e de supervisão com a finalidade de manter ou repor os equipamentos.

Como funciona a manutenção preventiva?

Em suma, consiste na realização de manutenções planejadas em determinados períodos, conforme critérios estabelecidos.

Exemplos de manutenções preventivas em máquinas e veículos:

  • Apertos de parafusos;
  • Inspeções de rolamentos durante a operação;
  • Substituição de peças desgastadas;
  • Lubrificação;
  • Limpezas;
  • Ajustes, dentre outros.
  • Troca de pneus.

Como a manutenção preventiva pode reduzir custos de uma operação? 

Se a manutenção preventiva for realizada conforme o planejamento do gestor de frota, pode ter certeza que o número de manutenções corretivas irá diminuir. E consequentemente, os seus gastos também.

De fato, calcula-se que com o sistema de gestão, rastreamento e telemetria da Rastreadores UP, a diminuição para a empresa seja em média de 32% do custo de manutenção. 

Para pensarmos em como funciona a manutenção preventiva e entendermos a seriedade e importância, sendo para reduzir custos ou prevenir acidentes, vamos seguir o seguinte raciocínio. 

Suponhamos que, mensalmente, você tenha um gasto de manutenção com a frota que o valor por veículo é de R$150,00 e sua empresa tenha 50 veículos. Seu custo fixo por mês será de R$7.500,00.

Para cortar custos algumas empresas assumem o risco de escolher não fazer a manutenção de seus veículos. 

Vamos imaginar que um desses veículos, se envolveu em um acidente de trânsito e deu perda total, seu motorista está dirigindo em uma rodovia e o freio falhou, por falta de freio ele acabou colidindo com outros veículos e capotando na via. 

Quanto a empresa terá que gastar para cobrir os gastos que esse suposto acidente traria? 

Além da redução de custos, a manutenção preventiva ajuda a manter a logística de sua operação, saúde de seus veículos e maquinários e segurança dos colaboradores. Com o sistema de rastreamento e gestão da Rastreadores UP, você otimiza o processo de gestão que levaria horas em uma planilha, automatizar e otimizar, é a nossa maior missão, prevenindo assim situações onde os colaboradores sofreriam.  

Você sabe como criar um plano de manutenção preventiva? 

Para criar um plano de manutenção preventiva, o sistema de rastreamento e telemetria da RASTREADORES UP, te fornece um relatório que indica as seguintes informações que são imprescindíveis:

  • Os serviços que serão realizados;
  • Data para realização dos serviços;
  • Responsáveis pela execução dos serviços;
  • Recursos necessários para a execução dos serviços;
  • Prazo de duração da execução do serviço;
  • Custo de cada serviço, custo por unidade e o custo total;
  • Máquinas, dispositivos e ferramentas para manutenção.

  Preenchendo com data horário e o tipo de serviço feito na máquina ou serviço, você terá o total controle das manutenções que foram e serão feitas, inclusive as corretivas. 

Você sabe o que é manutenção corretiva? 

A tão temida manutenção corretiva é a manutenção que é feita quando ocorre uma falha ou pane do componente, máquina ou veículo para coloca-lo em funcionamento novamente. Considerado o tipo de manutenção mais cara atualmente para as empresas, porque além dos custos financeiros, leva mais tempo e causa prejuízos na operação, diminuindo assim a produtividade. 

Apesar de todos os problemas que esse tipo de manutenção causa, muitas empresas optam por efetuar a manutenção apenas com a falha do componente, afim de evitar o gasto com a prevenção dessa falha. 

Para a diminuição relativa de gastos o sistema de gestão de frotas UP te permite evitar que esse tipo de manutenção seja necessária. Queremos estar presentes para te ajudar a gerir sua operação de forma inteligente, aproximando e ajudando as empresas a serem a melhor versão de si. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *