Para começarmos a discutir sobre o assunto, precisamos primeiro entender o que é um carro elétrico e como ele funciona o EV (Electric Vehicle) ou carro elétrico, é um veículo que usa eletricidade para seu funcionamento, podendo ter em seu uso um conjunto de motores elétricos, nos quais utilizam energia química de baterias recarregáveis que podem ser recarregadas em tomadas normais ou específicas, esse tipo de veículo não usa nenhum motor de combustão ocasionando zero emissão de gases do efeito estufa, tornando sua frota mais sustentável e consciente.
Herói ou vilão?
Há quem diga, que os veículos elétricos são os atuais heróis e a opção mais efetiva para emissão 0 de carbono e gases do efeito estufa, mas será que o veículo elétrico em sua essência é realmente 100% sustentável? E eu digo, depende.
Os veículos 100% elétricos são limpos, mas, dependendo da matéria-prima usada para gerar eletricidade, o herói pode se tornar vilão. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra que o carro a gasolina pode ser até mais limpos, caso o país onde ele rode recorra a combustíveis fósseis para gerar energia. “Nesse caso, a vantagem dos elétricos se resume a evitar a concentração de gases tóxicos nos centros urbanos”, diz Roberto Brandão, pesquisador do grupo de estudos do setor elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Um exemplo real dessa dualidade, são os países mais populosos do mundo ÍNDIA e CHINA, que usam como matéria prima para gerar quase 70% da energia que é usada no país a queima de carvão mineral, o que torna o desempenho de veículos elétricos totalmente desanimador, o tornando um poluente maior do que os veículos a combustão.
Entretanto na França, que se usa energia nuclear, considerada limpa e Brasil, onde mais de 80% da energia é proveniente de hidrelétricas, sim, os elétricos são considerados limpos de verdade.

Como gerir uma frota de carros sustentáveis de forma inteligente?
A gestão inteligente de frotas sustentáveis é o processo que envolve o completo controle de veículos e é o que pode garantir vantagem competitiva às empresas do ramo.Quando bem executada, é possível visualizar e planejar todas as atividades que abrangem operações dos veículos da empresa. Para isso, é preciso ter processos bem definidos, executados, monitorados e aperfeiçoados.
O sistema de gestão e monitoramento Rastreadores UP é importante nesse processo, ajudando o gestor a ter uma visão macro das dores da operação, gerando relatórios de produtividade, relatórios de percurso, assim podendo direcionar esforços no momento certo e na área certa, diminuindo possíveis problemas que possam aparecer posteriormente.
Quais são as vantagens de investir numa forma sustentável?
- Menos emissão de gases;
- Diminuição dos impactos ambientais;
- Menos custos com pneus, manutenção e combustível;
- Mais produtividade da frota como um todo;
- Maior vida útil dos veículos.
Como criar um eletroposto de carregamento para uma frota sustentável.
Para a criação de um eletroposto, para carregamento dos veículos é necessário dispor de um espaço considerável, para que os postos de carregamentos sejam implantados. Geralmente esses equipamentos são instalados lado a lado, com espaço de pelo menos 2 metros entre cada veículo, podemos comparar com a posição das bombas de combustíveis que vemos em postos de abastecimento convencionais.
Um ponto importante é o tipo de carregador, o modelo de posto vai variar conforme o tipo de carregador que será usado, se atente nisso pois existem muitos modelos no mercado atual.
Importante: o projeto deve ser feito por um especialista para garantir a segurança e eficiência das estações de carregamento.

Investimento em conscientização e treinamento dos condutores.
Com o sistema de telemetria Rastreadores UP, você consegue elaborar relatórios gerenciais que te ajudam a analisar onde estão os erros da operação, a partir da base de dados que você alimenta. Outro ponto que também pode ter um impacto significativo na eficiência da frota e na redução de emissões de poluentes é o treinamento dos condutores. Motoristas bem treinados em técnicas de direção econômica podem ajudar a reduzir o consumo de combustível e minimizar o impacto ambiental da frota. Além disso, um sistema de monitoramento de condução pode ajudar a identificar comportamentos de condução inadequados, como aceleração excessiva. Os motoristas também podem ser incentivados a evitar o excesso de velocidade e a conduzir de forma mais suave e constante.
